Acupunctura

acupuntura 1       A Acupunctura é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa. Tem uma história que remonta há mais de dois mil anos.Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tomou a decisão de indicar o tratamento com a acupunctura numa série de 43 doenças.

A palavra acupunctura deriva do latim (acus) agulha e punctura (punção). É um método terapêutico, que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do paciente.

As funções terapêuticas da Acupunctura resultam do estímulo de pontos especiais (pontos de acupunctura) e canais de energia, os pontos de acupunctura podem causar certas reações em outras regiões ou em algum órgão, de forma a obter resultados medicinais. 

Auriculoterapia - é um sistema independente da acupunctura e especialidade dentro da Medicina Chinesa.

Os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico patológico das pessoas, por isso o diagnóstico através destes, fornece-nos o desenvolvimento cronológico das patologias e a preparação para processos patológicos que ainda não se manifestaram clinicamente. O diagnóstico da auriculoterapia tem valor hoje semiológico muito próximo do diagnóstico através do pulso e da observação da língua na MTC.

O método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo demonstraram resultados excelentes e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único. A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efectivando continuamente o tratamento.