Fisioterapia

images 1   O Fisioterapeuta atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, e disfunções psíquicas, com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.

A sua intervenção centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo. Utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas técnicas manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

O fisioterapeuta intervém também ao nível da prevenção e promoção da saúde, da investigação, da gestão e do ensino.

transferir

FISIOTERAPIA DESPORTIVA

Ramo da fisioterapia direcionado ás necessidades específicas dos atletas amadores ou profissionais, que estão expostos a condições de sobrecarga muscular e óssea com mais frequência, e com a nessecidade de mais cuidados em relação ás lesões por eles desenvolvidas. O principal objectivo é melhorar as condições físicas dos atletas para que estes possam retomar as suas actividades rotineiras e de exercícios que praticavam antes.

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA

Responsável pela prevenção, tratamento e recuperação de problemas e patologias nos ossos e musculatura: lesões e dsifunções osteomiarticulares, problemas originados por esforço repstitivo, dores localizadas, tendinite, bursite, hérnia de disco, fraturas, cirurgias, traumas ligamentares, entre outras.

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA

Prevenir e reabilitar, a funcionalidade do paciente idoso. 

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

Ou fisioterapia neurofuncional, trata e dimunui os sintomas de alterações neurológicas com ou sem problemas motores.Restaura a coordenação motora, o equilibrio, a força e os movimentos. Benéfico em utentes com paralisia cerebral, esclerose multipla, AVC, Parkinson, Alzheimer, entre outras.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Visa a prevenção eo tratamento de todas as doenças dob sistema respiratório, asma, bronquite, tuberculose, insuficiência respiratória, o grande objectivo é libertar as vias respiratórias e aumentar a capacidade de ventilar do pulmão.

FISIOTERAPIA DOMICILIAR - Uma tendência cada vez mais usual, torna o atendimento mais humano e individualizado.

Cada caso é um caso muito particular.

Ouros métodos fisioterapeutas:

Método MézièresUma revolução na ginástica ortopédica, um método de reeducação funcional, muscular e postural global.

Kinésio Taping - Técnica que facilita o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações,sem restringir o seu movimento. Promovendo um funcionamento normal. Benefícios:

- Corrigir a função do músculo.

- Melhorar a circulação sanguínea e linfática.

- Aliviar a dor.

- Repor a subluxação da articulção.