Kinesio Taping

images   Um novo sistema de fitas adesivas, também conhecidas como tapes, atua sobre os diferentes recetores ao nível do sistema somatossensorial, auxiliando o tratamento e a prevenção de lesões.

O Kinesio Taping é inovador porque facilita o processo de regeneração do organismo, dando informação a músculos e outras estruturas e sistemas fisiológicos através dos seus recetores, auxiliando na sua normalização caso se encontrem disfuncionais sem restringir o seu movimento, promovendo assim um funcionamento normal.

A comparação com as ligaduras funcionais ou outras técnicas que utilizem tapes, agora falamos de técnicas diferentes com objetivos e indicações diferentes que inclusivamente se podem combinar num mesmo caso.

Deste modo, cabe ao terapeuta a avaliação e escolha de que metodologia poderá ser mais indicada para aquele paciente, com aquela lesão, naquela fase e naquele contexto específico.

Os tapes auxiliam o tratamento e a prevenção de lesões atuando sobre diferentes recetores ao nível do sistema somatossensorial, fornecendo informação ao sistema nervoso, que promove um restabelecimento das funções normais dessa estrutura e fazendo com que o seu desempenho seja mais próximo do normal, ajudando assim na sua recuperação em caso de lesão e, funcionalmente falando, uma função mais aproximada do normal permite um gesto, desportivo ou não, mais eficiente, o que torna a ocorrência de uma lesão mais difícil.